Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chamaecrista catolesensis Conc. et al. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii);D2

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica de Abaíra, distrito de Catolés, no Estado da Bahia. Tem EOO menor que 20.000 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, considerando que a região sofre com o declínio contínuo da extensão do hábitat e da sua qualidade, causado por queimadas, garimpo, agricultura sem manejo preservacionista, erosão, captação irregular dos cursos d?água, ocupação de brejos, beiras de rios e encostas (APPs), contaminação do solo e curso d?água, lançamento de esgoto a céu aberto e depósito e queima irregular de lixo. As ameaças, se não controladas, podem transferir o táxon para uma categoria de risco mais alta em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chamaecrista catolesensis Conc., L.P. Queiroz & G.P. Lewis;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Na região de ocorrência se assemelha a C. punctulifera (Conceição et al., 2001).

Distribuição

Nordeste (Bahia) (Souza; Bortoluzzi, 2012). Em Abaíra, distrito de Catolés (Conceição et al., 2001).

Ecologia

Subarbusto até 1m alt. (Conceição et al., 2001).

Ameaças

9.9 Restricted range
Incidência local
Severidade very low
Detalhes Endemismo extremo. Planta não cultivada (Biodiversitas, 2005).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Principais Conflitos Ambientais na região da APA Serra do Barbado, Catolés, BA: desmatamento; transporte e venda ilegal de madeira; caça e comércio ilegal de aves e mamíferos; queimadas; garimpo; agricultura sem manejo preservacionista; erosão; captação irregular dos cursos d'água; ocupação de brejos, beiras de rios e encostas (APPs); contaminação do solo e curso d'água; lançamento de esgotos a céu aberto; depósito e queima irregular do lixo (SEMA/BA, 2012).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD) segundo a Lista de espécies ameaçadas da flora brasileira (MMA, 2008), anexo II. Biodiversitas (2005) classificou como "Vulnerável" (VU).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Encontrada na APA Serra do Barbado, Catolés, BA (Conceição et al., 2001).

Referências

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SEMA - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE - GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. APA Serra do Barbado. Disponivel em: <http://www.meioambiente.ba.gov.br/conteudo.aspx?s=APABARBA&p=APAAPA>.

- BIODIVERSITAS. Lista da flora brasileira ameaçada de extinção, 2005.

- SOUZA, V.C.; BORTOLUZZI, R.L.C. Chamaecrista in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB022876>.

- CONCEIÇÃO, A.S.; QUEIROZ, L.P.; LEWIS, G.P. Novas espécies de Chamaecrista Moench (Leguminosae - Caesalpinioideae) da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Sitientibus, v. 1, p. 110-115, 2001.

Como citar

CNCFlora. Chamaecrista catolesensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chamaecrista catolesensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/05/2012 - 14:28:00